Sábado é dia de pensar e agir pelo planeta

 No próximo sábado (26), entre as 20h30 e as 21h30, cidadãos em todo o mundo vão apagar as suas luzes de casa, apartamentos, empresas e monumentos durante uma hora. A iniciativa chama-se a Hora do Planeta e constitui uma forma de luta contra as alternações climáticas.
O gesto visa economizar a energia, com o objectivo de estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária.
Promovida pela WWF – Organização Global de Conservação, esta é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, que teve início em Sidney, Austrália, em 2007. O objetivo é fazer um alerta simbólico para a necessidade de proteger o planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Foram cerca 2 milhões de pessoas que aderiram à iniciativa e, nessa altura, desligaram as luzes durante 60 minutos. Os 10,2% de redução no consumo de energia eléctrica da cidade conseguido ultrapassou as expectativas iniciais, em dobro, que previam uma redução de 5%, o resultado.
Este simples gesto tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença, e no ano passado mais de 1,2 milhões de pessoas aderiram à Hora do Planeta. Portugal desligou as luzes em cerca de 26 cidades portuguesas, num total de cerca de 5 mil cidades, o que resultou na maior participação voluntária de sempre (desde o seu início).
Para este ano espera-se que a participação seja ainda maior. A campanha deste ano desafia os participantes a irem para além da hora e adotar práticas sustentáveis no seu quotidiano, de maneira a reduzir a sua pressão sobre os recursos naturais. Para isso incentivam-se o uso de transportes públicos, bem como de outros “amigos” do ambiente e o consumo de produtos certificados.

Comentários

MAIS LIDAS