Mostra recupera fotos de Claudia Andujar feitas nos anos 80

Um dos retratos que compõem a exposição Marcados para

Claudia Andujar
A fotógrafa suíça radicada no Brasil, Claudia Andujar, expõe em São Paulo parte de um trabalho de anos em comunidades yanomami na Amazônia. Os retratos de índios compõem a mostra Marcados para, que fica aberta até 12 de junho no Centro de Cultura Judaica.

Enquanto se preocupava com fazer os registros da população para o trabalho de equipes de saúde, Claudia capturou retratos cuidadosos. São 87 imagens.

A mostra destaca o trabalho de registro: fichas, números, tudo usado para identificar cada morador da região. Para a artista, o trabalho dos agentes de saúde se traduz no ato de "marcar para viver". Filha de pai judeu, ela compara a situação com as memórias de sua família na época do nazismo. Ali, as estrelas de Davi costuradas nas roupas transformavam as pessoas em "marcadas para morrer".

A artista, que já expôs no MoMa de Nova York e em Amsterdã , começou como fotojornalista. Chegou ao Brasil em 1955 e foi trabalhar na extinta revista Realidade. Foi só na década de 70 que se aproximou dos yanomamis e passou a produzir algumas das obras pelas quais é mais conhecida.

Fique atento
Exposição Marcados para

Até 12 de junho
Ingressos gratuitos - Devem ser retirados com uma hora de antecedência
De terça a sábado, das 12h às 19h e domingo, das 11h às 19h
Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo - SP

Comentários

MAIS LIDAS