Reflorestamento do Meia Ponte

O Rio Meia Ponte, importante curso d'água de Goiás,
enfrenta problemas da nascente até a foz

Preocupado com a recomposição de matas ciliares em áreas degradadas, o Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) da UFG dá continuidade ao trabalho de plantio de mudas nativas do Cerrado, iniciado em maio do ano passado. E, para encerrar a primeira fase do trabalho de reflorestamento, na próxima segunda-feira, dia 14 de março, o Cegef promove o plantio de 50 mudas em uma das áreas reflorestadas. O evento ocorrerá em área próxima à Sede Social do Sint-Ifes Goiás, às 8h30.
Cultivadas em um espaço da Escola de Agronomia da UFG, cerca de cinco mil mudas foram plantadas às margens do Rio Meia Ponte, em um local próximo à sede social do Sint-Ifes Goiás. Ao todo, são mais de 20 espécies nativas do Cerrado, sendo algumas frutíferas, escolhidas para o reflorestamento mediante sugestões de professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e profissionais do Cegef.
Na segunda etapa do projeto, serão plantadas outras 10 mil mudas. De acordo com o gerente de parques e jardins do Cegef, José Maurício Pereira Gonçalvez Ogata, a margem do Córrego Samambaia está entre as áreas que receberão o plantio das mudas. No entanto, esta etapa deverá começar apenas no final do ano, em virtude da previsão de chuvas insuficientes para plantio de mudas nos próximos meses.
A ideia é que o projeto se estenda e envolva estudantes e professores no reflorestamento de áreas degradadas, não só de Goiânia, mas de outras regiões do estado. Segundo alguns estudos já realizados, algumas áreas de Caldas Novas também deverão receber mudas, a fim de atenuar a degradação do solo. No evento de encerramento, o reitor Edward Madureira juntamente com profissionais do Cegef e professores da UFG discutirão também novas pesquisas que visam  atenuar a degradação ambiental.
 Fonte: http://www.ufg.br

Comentários

MAIS LIDAS