Instituto Chico Mendes debate manejo da APA do Planalto Central

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o DER-DF e a empresa Geo Lógica, deu início nesta quinta-feira (17) a série de quatro reuniões sobre o plano de manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) do Planalto Central, que fica em sua maior parte em Brasília. Os eventos são abertos a toda a população.

O primeiro encontro, nesta quinta (17), ocorreu no cinema da cidade de Planaltina de Goiás, na QA 20 MC Lotes 6 e 7, Setor Leste. Os próximos serão no sábado (19), às 9h, no Centro Comunitário Romeu Killing, sede da Agrotab, no Núcleo Rural Tabatinga; dia 26, às 9h, no Colégio La Salle, Quadra 14, Área Especial, Lotes 24/27, em Sobradinho/DF; e no dia 30, às 14h30, no auditório da Administração Regional de Taguatinga, na Praça do Relógio.

A APA do Planalto Central é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, de cerca de 507 mil hectares. A sua maior parte (cerca de 65%) fica no Distrito Federal e o restante em parte dos municípios goianos de Planaltina e Padre Bernardo, na chamada região do entorno de Brasília.

As reuniões fazem parte do processo participativo de elaboração do Plano de Manejo da APA, documento básico para a gestão da unidade. O objetivo é informar os moradores sobre a importância da APA do Planalto Central, do seu Plano de Manejo, o que está sendo realizado no momento e coletar informações dos participantes que possam contribuir com os estudos e o planejamento.

Além disso, as reuniões irão tratar das propostas de zonas de amortecimento do Parque Nacional de Brasília, da Reserva Biológica da Contagem e da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Capetinga–Taquara, três outras unidades de conservação federais no DF administradas pelo ICMBio. Posteriormente serão realizadas oficinas para discussão do zoneamento e planejamento da APA do Planalto Central.

Fonte: ICMBio

Comentários

MAIS LIDAS