Cuide rim para não ficar ruim

A Sociedade  Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou nesta quinta quinta-feira (10) a campanha Proteja seus rins, salve seu coração, para marcar o Dia Mundial do Rim. O intuito é incentivar as pessoas à realização de um exame simples de urina para detectar a possibilidade de doenças renais. O mutirão está ocorrendo em 400 locais do país.
De acordo com a SBN, estima-se que no Brasil mais de 10 milhões de pessoas tenham algum grau de disfunção renal, o que potencializa a chance de problemas cardiovasculares, que resultam na morte de 17 milhões de pessoas por ano. “Os problemas renais podem ainda progredir para insuficiência renal crônica, levando à necessidade de diálise ou transplante de rim”, alertou a coordenadora nacional da campanha, Giana Mastroianni Kirztain.
Estima-se que um em cada dez adultos brasileiros tenha algum tipo de doença renal crônica, sendo que 60% desconhecem essa situação. Os principais sintomas são pressão alta, sangue na urina, inchaço nas pernas e no rosto, náuseas, vômitos, palidez e infecções urinárias recorrentes. De acordo com censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, de 2009, 77,5 mil brasileiros faziam diálise naquele ano. A maior parte (86%) era atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários

MAIS LIDAS