Índios em tempo de reciclagem

Vinte e cinco comunidades indígenas do Alto Rio Negro estão fazendo uma campanha que branco nenhum pode botar defeito. Tukanos, tuyukas, dessanos e muitas outras etnias já recolheram, desde 2005, por volta de 25 mil pilhas e baterias. As pilhas estão sendo levadas para Manaus, de barco, para serem entregues ao programa Giro Ambiental, que realiza uma campanha permanente de conscientização.

Os moradores das comunidades indígenas do Alto Rio Negro consomem uma grande quantidade de pilhas, por conta dos equipamentos utilizados na pesca noturna. A lanterna, portanto, é um grande aliado na hora de praticar essas atividades. Por conta disso, são centenas de pilhas descartadas todos os meses e que não estavam tendo o descarte correto.

“Apesar de haver outras tecnologias, o acesso dessas comunidades às pilhas é mais fácil. O nosso objetivo é reduzir o impacto ambiental que elas causam no meio ambiente”, detalhou o administrador do Instituto Socioambiental (ISA), Marcílio Cavalcante. O órgão é ligado à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

Fonte: A Crítica/AM

Comentários

MAIS LIDAS