Congresso debate segurança das usinas nucleares brasileiras


A dramática situação enfrentada pelo Japão com o vazamento na usina nuclear, gravemente danificada depois do terremoto, acendeu um alerta na maioria dos países que tem essa fonte de energia. Hoje, desde 9h, o Congresso Nacional brasileiro debate a segurança das usinas nacionais.
Na Câmara dos Deputados, a discussão foi provocada pelos deputados Domingos Sávio (PSDB-MG), Fernando Jordão (PMDB-RJ) e Fernando Ferro (PT-PE). Participam do debate o presidente das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), Alfredo Tranjan Filho; o presidente da Comissão Nacional da Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves; e o diretor-presidente da Eletrobras Termonuclear S/A (Eletronuclear), Othon Luiz Pinheiro da Silva.

No Senado, a segurança das usinas atômicas e o programa de geração de energia nuclear no país são temas de de duas audiências públicas, que reúne os parlamentares das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Serviços de Infraestrutura (CI), e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O primeiro debate começou às 9h, com  os depoimentos do diretor-presidente da Eletronuclear e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão de Energia Nuclear, Laécio Antonio Vinhas.

Comentários

MAIS LIDAS