Arte exalta as mulheres

Abaporú, obra de Tarsila do Amaral, trazido ao país por uma negociação
direta da presidente Dilma com o proprietário, o argentino Eduardo Constantini

Por Solon Dias

A presidente Dilma Roussef revelou na noite desta terça-feira, 15, que conseguiu a liberação da tela Abaporú, de Tarsila do Amaral, ícone do modernismo brasileiro. O quadro pertence ao acervo do Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires (Malba). Seu proprietário, Eduardo Constantini, cedeu a obra da artista brasileira para exposição na instituição portenha, depois de arrematá-la em leilão em Nova York por R$ 2,5 milhões (1,5 milhão de dólares). A presidente negociou o empréstimo da obra diretamente com o milionário argentino.

 A tela Escolhendo Café (segunda foto), de Djanira, será outra das obras da artista de Avaré (SP) a ser apreciada na mostra tutelada pela presidente, em comemoração ao “mês internacional da mulher”. Escolhendo Café está em uma das paredes do Palácio da Alvorada, ao lado de importantes trabalhos de artistas plásticos do país, como Di Cavalcante.
A presidente Dilma não disse se tem data fechada para a exposição, mas confidenciou a Hebe Camargo que está ultimando a coleta de quadros das mulheres brasileiras com maior representatividade nas artes plásticas brasileiras. As telas selecionadas começaram a chegar nesta terça.
A mostra sobre a genialidade das mulheres nesse segmento da cultura do país será a realização de um sonho antigo da presidente, em que artistas plásticas consagradas do país poderão exibir nova dimensão do papel feminino na sociedade. 
A presidente está fazendo questão de estimular a partir do que ela mesma passou a representar ao assumir a Presidência. Dilma fez a revelação no programa de Hebe Camargo, que foi ao ar às 23 horas, pela RedeTV!, a nova emissora em que trabalha depois de décadas de atuação no TV de Silvio Santos. A presidente não deu detalhes sobre a exposição que irá coordenar pessoalmente, mas já havia anunciado, em outras ocasiões, que pretendia reunir em exposição a expressão internacional feminina das artes plásticas do Brasil.
Segundo críticos e historiadores, o Abaporú é um símbolo máximo da antropofagia brasileira. Em tupi, significa “homem que come gente”. Tarsila concluiu a obra em 1928. Seu trabalho foi apresentado no momento mais adequando para o movimento modernista que fazia, na década de 1920, uma inédita leitura da cultura brasileira e acentuava uma surpreendente expressão antropológica da cidadania do brasileiro.

Comentários

MAIS LIDAS