Tempo de mobilidade no Park Way


Recapeamento das vias, construção de ciclovias e calçadas e a formação de um comitê para discutir o transporte público (abaixo os mapas). É tempo de mobilidade urbana no Park Way. Conforme informação repassada ao Viva Cerrado pela presidente da Associação Park Way Residencial, Flávia Ribeiro da Luz, no último dia 3, a Administração Regional do bairro promoveu uma reunião em sua sede para dar conta das obras que estão planejadas para o local.

Embora o Park Way, principalmente as áreas do Aeroporto e do Núcleo Bandeirante, se destaque como uma regiões com elevada densidade de cobertura vegetal, essas iniciativas anunciadas são esperadas há muito pela comunidade. Grande parte dos moradores gosta de andar de bicicleta e de fazer caminhadas. Mas há poucos espaços adequados para a prática dessas atividades, sem exposição ao risco natural imposto pelo trânsito de automóveis particulares.

Confirmadas e realizadas as medidas planejadas pelo Administração Regional, o bairro ganhará uma nova expressão. Hoje, o belo paisagismo local, principalmente da área próxima ao Aeroporto Internacional JK, se deve aos moradores e à resistência da coletividade à implantação de espaços comerciais.

Em relação ao transporte, a situação é muito precária. Que o digam os trabalhadores das residências (empregados domésticos, jardineiros, caseiros e outras categorias). Para ilustrar, basta conferir com aqueles que são empregados em residências nos últimos lotes do Conjunto 15 da Quadra 17. A mais próxima parada de ônibus fica a cerca de 1,5km de distância dos lotes 1 e 2. Imagine, o quanto é dramática a vida para aqueles que prestam serviço às residências no lotes seguintes do mesmo conjunto, tanto no período chuvoso, quanto na seca.

Diaristas ouvidas pelo blog sugerem como solução a implantação de linhas semelhantes ao transporte de vizinhança, em horários de maior movimento —  a partir das 7h e, à tarde, a partir das 14h —  quando estão chegando ao trabalho e no intervalo de retorno para casa. Elas reconhecem que em outros intervalos de tempo é baixo o número de passageiros por quilômetro rodado, alegação constante das empresas, para reduzir a frota.No entanto, acreditam que a cada meia hora, tanto pela manhã, quanto à tarde, haveria um atendimento satisfatório ao trabalhadores.

    MAPAS DAS OBRAS (cedidos pela Administração Regional do Park Way)    
Calçadas com 2m de largura. Na Quadra 17, serão construídos 5.348,75m, que representarão um investimento de R$ 427.900; na Quadra 25, mais 1.788m, ao custo estimado de R$ 143.078
Traçado das calçadas 



Clique na imagem para ampliá-la

Comentários

MAIS LIDAS