Fornecedores da Caesb enquadrados nas leis ambientais

Além de adquirir produtos que compõem uma cadeia produtiva que respeita as
leis ambientais,a companhia  faz a coleta de resíduos nocivos ao meio ambiente

Não basta ter o nome associado ao ecologicamente correto. É preciso justificá-lo por meio de práticas coerentes. Há  pouco mais de seis meses, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) decidiu avançar na aplicação nas leis nacionais, que estabelecem procedimentos para o setor industrial,  e somente adquirir insumos e produtos de fornecedores que se enquadram nas normas ambientais vigentes no país. Com base nos requisitos do ISO 14001-2004, traduzido por 25 procedimentos estratégicos, foi desenhado o Sistema de Gerenciamento Ambiental, que está em desenvolvimento dentro da empresa e abrange inclusive auditorias ambientais.


“Hoje, todos os insumos, produtos, materiais, bens e serviços necessários às atividades da companhia estão associados a diferentes cadeias produtivas que incorporaram a legislação ambiental”, explica a gerente de Gestão Ambiental e Empresarial da companhia, Solange Cordeiro Silva Rocha.

Segundo ela, foram 4 anos de trabalho para, finalmente, concluir a elaboração do manual ambiental de obras, cartilhas de educação sanitária ambiental, levantamento de passivos ambientais, entre outros procedimentos. “O intuito é orientar e dar sustentação a todas as ações de forma a contribuir para a construção de processos que avancem na direção da sustentabilidade ambiental, dentro de uma proposta educativa, de nova cultura e de melhoria contínua de seu desempenho ambiental.”

Como de praxe, as mudanças, principalmente as que implicam atitudes e comportamentos,  esbarraram em resistências internas e incompreensões externas. Assim, todas essas mudanças soaram como uma inesperada revolução.  No âmbito da companhia, a reação decorreu por se tratar de mais um instrumento de controle que, supostamente, implicaria trabalho adicional e uma possível falta de materiais e insumos, frente às novas exigências de apresentação dos requisitos legais ambientais para os processos de licitação.

“Com relação ao público externo, deparamos com o despreparo  de grande parte dos fornecedores  que simplesmente desconheciam a legislação ambiental e não possuíam a documentação exigida e, assim, deixaram de participar dos certames, ocasionando várias licitações desertas na Caesb”, explica Solange.
Hoje, superados os naturais obstáculos, além de ofertar água com elevado grau de pureza para o consumo humano, como atestado pela Universidade de Brasília (UnB), a Caesb realiza todos os procedimentos com produtos ambientalmente certificados, conforme exige a legislação vigente no país.

Materiais, insumos, bens e serviços e contratações devem compor uma cadeia produtiva que obedeça as leis ambientais para serem adquiridos pela companhia. Solange reconhece que no começo foi difícil identificar fornecedores que cumprissem a legislação verde. Mas, hoje, esse dificuldade também está superada.

Daí, um novo desafio foi colocado à empresa: garantir o descarte correto dos resíduos e embalagens de produtos químicos utilizados nos processos de tratamento de água e esgotos, papel, óleos graxas, lâmpadas comuns e mercuriais, eletroeletrônicos e outros. A solução foi a contratação de empresas especializadas e o acerto de parcerias com cooperativas de catadores, como a 100Dimensão, que coleta papéis, papelões em várias unidades da empresa.

Somente em 2012, foram coletados e descartados corretamente 2.163kg de produtos químicos, 3.664 lâmpadas mercuriais; 11.600kg de papel, papelões e jornais; 4.100 litros de de óleos, graxas e lubrificantes; 3.345 pilhas e 874 baterias, entre outros produtos nocivos ao equilíbrio ambiental.

As normas ambientais se estendem também às obras executadas pela Caesb, principalmente levando em conta que a matéria-prima da companhia é a água ofertada pela natureza. “O controle se dá pelo trabalho de técnicos que promovem a orientação ambiental, com base nos procedimentos para realização de supervisão das obras da Caesb, com a finalidade de avaliar quesitos de um check list relativos à supressão de vegetação, aspectos legais, gestão de resíduos e desempenho ambiental”, completa a gerente de Gestal Ambiental e Empresarial da companhia.

Comentários

MAIS LIDAS