Segurança da água

Belo Horizonte - A necessidade urgente de definição de um Plano de Segurança da Água no Brasil vai ser um dos principais temas do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), de 2 a 7 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Para a Coordenação Geral da Vigilância em Saúde Ambiental , do Ministério da Saúde, o risco de acidentes ambientais que possam comprometer ainda mais a qualidade das fontes de abastecimento - já bastante deterioradas pelos esgotos domésticos e industriais, além de outros fatores de degradação ambiental – é um dos principais problemas da água no Brasil.
De acordo o professor Rafael Bastos da Universidade Federal de Viçosa, coordenador do painel no congresso, o país já despertou para esse problema. "A questão começa com a proteção aos mananciais", apontou. Um dos reconhecidos avanços da legislação brasileira nesse campo foi a revisão do padrão da potabilidade da água para consumo humano, através da Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde. A portaria traz uma perspectiva mais ampla de controle e vigilância da água, avançando para além do simples controle laboratorial, ao incorporar a promoção das boas práticas e a permanente avaliação de riscos aplicada aos componentes dos sistemas de abastecimento de água para consumo humano. E o mais importante é que responsabiliza, pela primeira vez, os operadores dos serviços de saneamento pela qualidade da água captada nas fontes de abastecimento. "É preciso criar um novo paradigma e a discussão é mais ampla. Esse plano de segurança englobaria a qualidade do manancial, passaria pelo processo de tratamento de água e terminaria com a distribuição", concluiu.

Serviço
"Plano de Segurança da Água"
Evento : 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes)
Data: de 2 a 7 de setembro

Local: Explominas, em Belo Horizonte

Comentários

MAIS LIDAS