Pão com responsabilidade ambiental

As padarias do Distrito Federal agregaram responsabilidade ambiental e social à receita do pão de cada dia que chega ao balcão de venda. A receita é simples: para cada quatro garrafas Pet com tampa, o cliente ganha um pão. Os vasilhames plásticos desviados do lixo urbano serão destinados à Cooperativa 100Dimensão, criada há nove anos por um grupo de catadores de resíduos sólidos, do Riacho Fundo 2.
– A idéia surgiu quando visitei uma feira de artesanato que cobrava meia entrada de quem levasse garrafas Pet – diz Vilmar Ferreira, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília, Vilmar Ferreira, que no fim deste mês, ele embarca para o Espírito Santo para apresentar o projeto durante o encontro nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação.
Vilmar levou a proposta à Brasal Refrigerantes – fábrica local da Coca-Cola – que acolheu a idéia de promover uma parceria entre panificadores e indicou a Cooperativa 100Dimensão para ser a beneficiária desse acordo. Os entendimentos levaram ao lançamento, quarta-feira, da campanha Pet vazia, coração cheio, que reúne 50 panificadores do DF e pretende atrair outros 150.
De acordo com Vilmar ainda não é possível calcular quantas garrafas serão recolhidas. Hoje, no DF , há 800 panificadoras na formalidade e cerca de 1.200 na informalidade.
– A intenção da campanha é retirar o Pet do meio ambiente e dar a essas garrafas uma destinação adequada, com responsabilidade social – diz Vilmar.
O empresário acredita que será possível ampliar o projeto, com base em experiência realizada em Curitiba. Na capital paranaense, as garrafas foram usadas para aquecimento de água.
– Soube que aqui no DF há cerca de 50 mil famílias que não têm como manter um chuveiro elétriico. Quem sabe não conseguiremos converter essas garrafas em painéis de energia solar? – planeja Vilmar.
Na Cooperativa 100Dimensão, a expectativa é de que cada panificadora garanta 80 garrafas Pet por dia. A presidente da instituição, Sônia Maria da Silva, comemorou a parceria das padarias com a Brasal Refrigerantes.
De acordo com o coordenador da oficina de Pet da 100Dimensão, Vonaldo Lopes, as doações permitirão ampliar o trabalho do primeiro núcleo de produção e capacitar jovens e adultos para transformar as garrafas em produtos artesanais e mobiliário doméstico.
Vonaldo diz que com as garrafas é possível produzir brinquedos, flores, objetos de decoração, poltronas e pufes, que têm a maior procura. A meta da instituição é exportar a produção para outros Estados brasileiros
– A nossa meta é conseguir, por meio dessa campanha, 20 mil garrafas por mês para alimentar o núcleo de produção – diz Vonaldo.
Hoje, a 100Dimensão reúne 200 associados, que trabalham com coleta e reciclagem de papel, vidro e metal. Os lacres das latas de bebidas são transformados em bolsas, bonés e outros objetos.

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