Brasil lidera reciclagem de latinhas

O Brasil mantém-se como líder mundial em reciclagem de latas de alumínio. De acordo com a Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), em 2006, foram recicladas 139,1 mil toneladas de sucatas de latas, o que corresponde a 10,3 bilhões de unidades - 28,2 milhões por dia ou 1,1 milhão por hora - ou o equivalente a 94,4% do total de latas de alumínio para bebidas vendidas no mercado interno. O dado coloca o Brasil à frente de países que exigem, por meio de legislação severa, a reciclagem do material, como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suíça.
Trata-se de um mercado já estabelecido – o País vem liderando o ranking mundial de índice de reciclagem de latas de alumínio desde 2001 – e que, no ano passado, movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão. Ao gerar renda e emprego para quase 170 mil pessoas, a atividade de reciclagem de latas comprova sua importância socioeconômica. Em 2006, somente a etapa de coleta (compra de latas usadas) injetou cerca de R$ 540 milhões na economia nacional.
Além dos benefícios sociais e econômicos, a reciclagem de latas de alumínio também favorece o meio ambiente. O processo de reciclagem de latinhas libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário. Ao substituir um volume equivalente de alumínio primário, a reciclagem de 139,1 mil toneladas de latinhas proporcionou uma economia de 1.976 GWh/ano de energia elétrica ao País, o suficiente para abastecer, por um ano inteiro, uma cidade com mais de um milhão de habitantes, como Campinas (SP). Além disso, poupou 700 mil toneladas de bauxita (minério do qual se obtém o alumínio), que seriam extraídas das reservas naturais brasileiras.

Comentários

Unknown disse…
Excelente exemplo esse para todo o país que pode realizar grandes programas de reciclagem em outros setores colaborando de maneira decisiva para a proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico, gerando trabalho e capital.

MAIS LIDAS