Ecolatina discutirá aquecimento global

A Conferência Latino Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade, um dos mais representativos eventos socioambiental do país, ocorrerá de 16 a a 19 de outubro, em Belo Horizonte. O aquecimento global: tempo de entrar em ação será o tema desta sétima edição, que reunirá especialistas, empresários, organizações não governamentais, autoridades do Brasil e do exterior. Um dos objetivos é a busca de alternativas para sensibilizar a sociedade em busca de soluções capazes de garantir qualidade de vida para todas as gerações. A conferência direcionará os debates para os aspectos sociais, políticos e econômicos relativos à preservação do ambiente. Um dos destaques deste ano é a realização da 14ª Conferência Anual Rede Social da América Latina e Caribe (REDLAC) que acontece pela primeira vez no Brasil e que irá reunir os 22 dos mais representativos fundos ambientais latinos.
Cinco fóruns integram a programação da Ecolatina deste ano. O evento será aberto pelo 6º Fórum Latino-Americano sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que irá tratar dos desafios enfrentados pelos países da América Latina perante as mudanças climáticas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o integrante do IPCC/ONU e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), José Marengo; e o integrante do Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCC), Roberto Schaffer, são alguns nomes já confirmados para a conferência.
Durante 4º Fórum Liderança Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, empresários iram discutir as estratégias e os desafios de se desenvolver preservando o meio ambiente. Estarão presentes: o presidente da Fundação Dom Cabral, Prof. Emerson Almeida, o presidente da Arcelor Brasil, José Armando Campos, a diretora da Global Reporting Initiative Nelmara Arbex, e o presidente do O Boticário, Miguel Krigsner.
O debate frente à tecnologia social, sua real implementação, e como ela pode contribuir de maneira efetiva com a transformação social, em prol do conceito de sustentabilidade, são temas do 2º Fórum Brasil Sustentável. O encontro contará com as presenças do diretor do escritório regional para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ricardo Sanchez Sosa; da diretora executiva da Associação Brasileira de ONGs, Aldalice Otterloo; do gerente nacional de Responsabilidade Social da Petrobras, Luis Fernando Nery, entre outros.
O Fórum sobre Construção Sustentável demonstra a preocupação de mercado de construção civil em promover o conceito de sustentabilidade na elaboração de seus projetos. Serão tratadas as boas práticas desenvolvidas pelo segmento e como essa nova perspectiva pode alterar a atuação de seus profissionais. Ele acontece sob a coordenação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Entre os palestrantes, estão: a coordenadora do Grupo de Trabalho para Edifícios e Construções Sustentáveis de Marrakesh e membro da Comissão do Porto de Helsink, Kaarin Taipale, e do diretor da Holcim, Carlos Eduardo Garrocho de Almeida.
Já o 2º Fórum Energias Renováveis – Os biocombustíveis e a responsabilidade socioambientais - irá promover o encontro de especialistas nas esferas política, científica e produtiva para a troca de experiências e de soluções em programas nacionais de aproveitamento das fontes renováveis de energia, em especial a dos biocombustíveis. Participarão do Fórum o físico e criador do Pró-Álcool, José Bautista Vidal; o presidente do Conselho Brasil Ecodiesel, Jorio Dauster; o gerente geral da Embrapa, José Roberto Peres, entre outros.

Comentários

MAIS LIDAS