Igreja Católica na luta pelo Cerrado

Reconhecido como o "berço das águas", o cerrado está
ameaçado pelas intervenções humanas inadequadas

A Igreja Católica aderiu à luta pela preservação do Cerrado, o segundo bioma mais ameaçado do país. Com base na Campanha da Fraternidade deste ano ano, intitulada Fraternidade e a Vida no Planeta, a Arquidiocese de Brasília realizará, das 8h30 às 17h do dia 19 próximo, no campus I da Universidade Católica, em Taguatinga Sul, o primeiro encontro de formação. Proteção ao Cerrado, Tratamento do lixo, e a Emissão de gases veiculares, com foco no aquecimento global e mudanças climáticas, serão os temas estudados nessa reunião.
Dados do Ibram revelam que as estimativas de áreas degradadas ou em uso no Cerrado (produção agrícola, pastagens) são de 50% a 80%. Em contrapartida, menos de 4,5% do bioma está protegido em unidades de cosnervação. No Distrito Federal, a situação não é menos dramática. O governo local reconhece que em cinco anos o brasiliense poderá enfrentar severa escassez de água.

A frota de veículos no cresceu cinco vezes mais do que a população da capital da República, o que contribui fortemente para a emissão de gases de efeito estufa. A cidade ainda não conta com sistemas adequados de coleta e aproveitamento do lixo, convivendo com lixões, como o da Estrutural, que são uma ameaça às fontes de água e à qualidade de vida. Além disso, as ocupações irregulares e o adensamento populacional,somados ao desperdício, também comprometaram a oferta de água.

O debate contará com a participação de especialistas, como a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o professor Adolpho Luiz Fuíca Kerlring, especialista em gestão e educação ambiental do Instituto Brasília Ambiental (Ibram); a médica geriatra Célia Cals; a irmã Rita Petra Kallabis, economista e mestra em desenvolvimento econômico; e o teólogo e sociólogo Ivo Poletto, assessor da Cáritas Brasileira.

De acordo com Comissão de Justiça e Paz, o objetivo do encontro é estimular as paróquias, as pastorais e movimentos leigos e a sociedade brasiliense "sobre a necessidade de empreender ações em razão da gravidade dos problemas para a vida no planeta". Os organizadores lembram que todos têm responsabilidades sociais e devem contribuir para a preservação das condições de vida no planeta.

Encontro: dia 19, das 8h30 às 17h
Local: Campus I da Universidade Católica de Brasília
Mais informações com a Comissão Justiça e Paz – CJP,
por meio dos telefones 3223-3513 e 3213-3333 ou pelo do e-mail: mab.comissaojusticaepaz@arquidiocesedebrasilia.org.br.


Comentários

MAIS LIDAS