Cultura indígena na Feira do Casa Park

Começa sexta-feira (24) a tradicional Feira Botância do Casa Park. A mostra vai até domingo (26), na praça de eventos do shopping. Nesta edição, há um olhar especial para o público infanto-juvenil e para a cultura indígena. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará, às 16h de sábado, a cartilha Tracajás para Todos os Índios do Xingu.

A cartiha trás parte do trabalho de conscientização dos povos indígenas a partir de ilustrações feitas pelos integrantes da comunidade, com frases explicativas. A preservação do tracajá é um passo importante para a segurança alimentar dos índios do Xingu e a cartilha pretende mostrar ao público, de forma lúdica, os principais passos e resultados obtidos até agora. Além disso, a Embrapa e os representantes da aldeia Kamayurá-Morená também vão apresentar ao público que a realização de um trabalho bem-sucedido de preservação e conscientização ambiental transcende as diferenças étnicas e socioculturais.

O estande da Embrapa exibirá ainda pesquisas recentes realizadas pelo grupo de etnobiologia da empresas. Entre os estudos, está o da conservação de tracajá, uma espécie de tartaruga da Amazônia, importante na dieta dos povos indígenas do Xingu, no município de Canarana (MT). Estarão expostos e à venda objetos do artesanato indígena como colares, pulseiras, brincos e outros produtos.

A tradicional feira do Casa Park também trará diversos objetos ecologicamente corretos para incrementar a decoração do lar. Cerâmicas perfumadas, esculturas de sucata ou vidro reciclado, arranjos florais, temperos e flores exóticas e outros produtos estarão expostos nos estandes.

Serviço:
Feira Botânica - Praça Central do CasaPark
De 24 a 26 de julho.
Sexta e sábado das 10h às 22h
e domingo das 12h às 20h.

Comentários

MAIS LIDAS