Brasil e Reino Unido discutem mudanças climáticas


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e as instituições britânicas Institute of Physics (IOP) e a Royal Society of Chemistry (RSC) organizam na FAPESP, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o workshop internacional Physics and Chemistry of Climate Change and Entrepreneurship, simpósio concebido para estimular a interação e troca de ideias e experiências entre Brasil e Reino Unido sobre mudanças climáticas e empreendedorismo.

A iniciativa tem apoio da Embaixada Britânica em Brasília e da academia nacional de ciências do Reino Unido, The Royal Society. O workshop é uma das atividades do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais e fruto da parceria Brasil-Reino Unido em Ciência e Inovação, estabelecida entre os dois países em 2006. As palestras serão proferidas em inglês com tradução simultânea para o português.

O workshop tem o objetivo de discutir seqüestro biológico de carbono, agricultura e soluções tecnológicas em todas as áreas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, como o uso de energia de fontes renováveis como energia solar e biocombustíveis e bioenergia, entre outras. Haverá oito apresentações de pesquisadores brasileiros e oito apresentações de pesquisadores britânicos sobre o tema. Participam representantes das instituições organizadoras, de outras sete instituições de pesquisa britânicas – entre elas o Imperial College e as universidades de Cambridge, Bristol e Ulster – do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os professores José Goldemberg, Luiz Pinguelli Rosa, Carlos Nobre e Fernando Galembeck estão entre os participantes.



FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Brasil. A Fundação apoia pesquisa básica e pesquisa voltada a objetivos de relevância nacional, contribuindo para o avanço e a disseminação do conhecimento e para a formação de pesquisadores. Criada em 1962, a FAPESP é mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo, prevista na Constituição Estadual, e por receitas próprias. Em 46 anos de atividades, já contratou 89 mil bolsas e 80 mil auxílios a pesquisa. Em 2008, investiu R$ 638 milhões em projetos de pesquisa em todas as areas do conhecimento.

IOP - O Institute of Physics é uma instituição voltada para a prática, o conhecimento e as aplicações da Física. Tem mais de 36 mil membros em todo o mundo e é líder na comunicação da física a especialistas, governo e público em geral por meio de publicações impressas e eletrônicas da editora do Instituto, IOP Publishing. O programa de relações internacionais do IOP estabelece e mantém abertas possibilidades de cooperação com instituições de todos os países. O IOP promove e apoia o conhecimento da física no Reino Unido, Irlanda e internacionalmente – em particular em países em desenvolvimento.

RSC - Royal Society of Chemistry é uma sociedade internacional para o avanço das ciências químicas e para a formação de pesquisadores da área no Reino Unido. Mantida por mais de 46 mil membros no mundo e por uma editora reconhecida no mundo, também contribui para definição de políticas nacionais e internacionais, organiza conferências e promove amplamente as ciências químicas. Relações com sociedades de química em muitos países colocam a instituição em rede com 300 mil cientistas da área. Parcerias com empresas internacionais permitem compartilhar o conhecimento e as melhores práticas em ciências químicas.

Comentários

MAIS LIDAS