Deputado ruralista defende veto total ao Código Florestal

“Se ela (presidente Dilma) entender bem, vai vetar o Código inteiro. E vai chegar carregada na Rio + 20”, afirmou o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), integrante da Frente Parlamentar do Agronegócio e um dos maiores produtores de suco de laranja do país, ao site Congresso em Foco. O parlamentar é uma voz dissonante do restante da FPA cuja maioria votou pela aprovação do relatório do peemedebista mineiro Paulo Piau, relator do Código Florestal.

Na opinião do parlamentar paulista, a presidente Dilma Rousseff deveria convocar especialistas em agricultura e em meio ambiente a fim de editar uma medida provisória ou uma portaria para regulamentar a questão.

Embora surja com um aliado inesperado dos ambientalistas, da comunidade científica e dos que discordam frontalmente do texto aprovado pela Câmara no último dia 25, Marquezelli teme a possibilidade de os produtores serem penalizados pelo avanço do desmatamento antes das alterações no Código Florestal. Ele reconhece que a versão final chancelada por 274 deputados favorece os médios e grandes produtores, como avaliam os ambientalistas. Devido à redução da área de plantio, o preço das commodities vai subir. Como produtor de laranja, ele não teria nada a reclamar. Mas admite que, mesmo sendo favorecido, o país será prejudicado porque terá uma quantidade menor de suco para exportar.

Comentários

MAIS LIDAS