TNC e Syngenta vão promover recuperação de áreas degradadas no Cerrado

São Paulo (25/9) - A organização ambiental global The Nature Conservancy (TNC) e uma das líderes mundiais em soluções para o campo Syngenta, que trabalham em conjunto desde 2009 pela conservação do Cerrado brasileiro, acabam de assinar um acordo para a ampliação do seu projeto Soja+Verde.

O objetivo da segunda fase do projeto é apoiar os produtores rurais do Alto Teles Pires, região no centro do estado de Mato Grosso, na restauração de áreas degradadas em suas propriedades, para que eles cumpram as exigências do Código Florestal e, com isso, ajudem a reforçar a produção sustentável de alimentos.

As organizações vão criar o primeiro Plano de Negócios de Restauração Florestal da região, por meio do diálogo com produtores, prefeituras e especialistas. A ideia é detalhar quais são os desafios dos produtores para restaurar áreas que precisam ser recuperadas e oferecer aos governos locais sugestões de como superar esses gargalos, além de apoiar algumas das soluções.

Por exemplo, uma das demandas mais comuns dos produtores empenhados na restauração é a dificuldade em obter sementes e mudas de espécies nativas, em quantidade adequada e a preços acessíveis. O plano que TNC e Syngenta vão construir deve ajudar as prefeituras e a iniciativa privada da região a se capacitarem para oferecer esses insumos, levando em conta, ainda, que esta pode ser uma alternativa de ampliação do emprego e da renda na região, por meio do incentivo ao trabalho de viveiristas, coletores de sementes e planejadores.

"Vamos prover treinamentos e informações para estimular a organização da cadeia produtiva, desde a produção de sementes até a organização de viveiros e prestação de serviços no campo", explica Gina Timótheo, coordenadora da TNC em Mato Grosso.

Resultados concretos no campo

As ações da segunda fase do projeto Soja+Verde vão complementar os avanços obtidos na primeira etapa. De 2009 a 2013, TNC e a Syngenta se concentraram em estimular, em 12 municípios de Mato Grosso, a expansão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma espécie de raio-X ambiental de cada propriedade. O projeto ajudou a mapear mais de 7 milhões de hectares, uma área maior do que a do estado do Rio Grande do Norte. Com isso, governos e produtores ganharam acesso a dados atualizados dos passivos ambientais das propriedades rurais e puderam avaliar, individualmente, quais áreas precisavam ser restauradas, para cumprir o que exige a legislação ambiental. Agora, com o Plano de Negócios da Restauração Florestal, a proposta é que a comunidade atue em conjunto para facilitar a restauração e, assim, completar o esforço de adequação ambiental da região.

"A colaboração com a TNC é um dos principais projetos ligados ao The Good Growth Plan, iniciativa global de fomento à produção sustentável de alimentos liderada pela Syngenta. A recuperação de dois milhões de hectares de áreas à beira da degradação, convertendo-as em terras cultiváveis, bem como o desenvolvimento de soluções para terras de baixa fertilidade, formam um dos pilares do plano", afirma Leandro Conti, diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta.

Sobre a TNCA TNC é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares no mundo. Saiba mais em www.tnc.org.br.

Sobre a SyngentaA Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 28.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com.   

Assessoria de ImprensaApproach Comunicação IntegradaMelissa Cerozzi – melissa.cerozzi@approach.com.br (11) 3846–5787

Fonte: Syngenta

Comentários

MAIS LIDAS