Meio ambiente candango sob novo comando

Eduardo Brandão, atual secretário
de Meio Ambiente do Distrito Federal
O Distrito Federal está sob novo comando desde 1º de janeiro. O candidato derrotado do governo local pelo Partido Verde (PV), Eduardo Brandão, é o novo secretário de Meio Ambiente da capital federal. Ele já ocupou o mesmo cargo no então governo de José Roberto Arruda, que foi implodido depois da explosão da Caixa de Pandora, um dos maiores escândalos políticos da capital federal. Investigações da Polícia Federal, sob o comando do Superior Tribunal de Justiça, desmontou um dos maiores esquemas de corrupção instalado dentro do Executivo brasiliense, envolvendo parlamentares e até integrantes do Ministério Público do DF e Territórios. A ramificação de toda a tramoia contra a sociedade brasiliense foi delatada por um dos mais próximos auxiliares de Arruda, o ex-secretário Durval Barbosa. Arruda foi preso, acusado de tentar cooptar uma das testemunhas, e teve seu mandato cassado.
Tão logo eclodiu o escândalo Brandão deixou o Governo Arruda. Nas eleições de 2010, ele se lançou candidato ao Palácio do Buriti. Fora da disputa no primeiro turno, ele hipotecou apoio ao candidato do PT, Agnelo Queiroz, que derrotou a candidata Weslian Rori, mulher de Joaquim Roriz, que renunciou à disputa depois de ser considerado "ficha suja" pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Brandão volta ao posto de secretário de Meio Ambiente com a árdua missão de devolver ao Distrito Federal o equilíbrio ambiental perdido nos últimos anos pela ocupação desordenada do solo candango. Terá ainda a missão de assegurar proteção aos mananciais e impedir que o Plano Diretor de Ordenação Territórial (PDOT), aprovado no governo passado, saia do papel, o que seria uma tragédia ainda maior.
Não faltará trabalho, ao correligionário de Marina Silva na capital federal.

Comentários

MAIS LIDAS