Agricultores de Minas inauguram central de beneficiamento de frutos do Cerrado

A iniciativa recebeu investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e visa solucionar dificuldades na geração de trabalho e renda apontadas pelos próprios agricultores: melhor aproveitamento da matéria prima, falta de ferramentas adequadas para o extrativismo e capacitação de mão de obra, fatores que impedem o manuseio e a comercialização dos produtos. O Centro Comunitário de Beneficiamento, Comercialização e Industrialização de Frutos do Cerrado e Regionais, será inaugurado nesta sexta-feira (8/7), a partir das 16h, no município de Chapada Gaúcha, no Vale do Urucuia, norte de Minas Gerais.

Em 2006, quando foi criada com o objetivo de trabalhar com produtos do Cerrado, a Cooperativa Regional de Produtores Agrosilviextrativista Sertão Veredas (CoopSertão) contava com 27 famílias associadas. Atualmente, são 94 famílias e todas dependem do trabalho com os frutos para sobreviver, seja no plantio ou no comércio. Com a inauguração do novo Centro de Beneficiamento, cerca de 200 famílias serão participantes da iniciativa.

A minifábrica terá 200 m² de área construída, composta por despolpadeira, câmara fria, dosador, tangue pulmão, mesa de aspersão e mobiliário e 21 frutos serão beneficiados, entre eles, coquinho azedo, maracujá do cerrado, cajuzinho do cerrado, cagaita, tamarindo, acerola, laranja, manga, favela buriti, mangaba, goiaba, que, a partir do início das atividades do Centro, estarão no mercado em forma de polpas, doces e geleias. Muitos dos frutos já existem nas matas e a Cooperativa também está montando um viveiro com mudas dos frutos nativos do Cerrado, que irá contribuir na melhoria das futuras safras.

De acordo com Valéria Aparecida da Silva, gerente administrativo da cooperativa, o novo empreendimento não só irá aumentar a renda dos trabalhadores, como também irá dar uma nova visão do que o Cerrado pode fazer pelos agricultores.

Além da Fundação Banco do Brasil, são parceiros na iniciativa: Ministério de Minas e Energia (MME), Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha, Ministério do Meio Ambiente (MMA), PPP-ECOS (Programa de Pequenos Projetos Ecosociais) e Agência de Desenvolvimento Integrado e Susténtável Chapada Gaúcha (Adif).

FONTE
Fundação Banco do Brasil/Gerência de Comunicação e Mobilização Social -Dalva de Oliveira - Jornalista
Telefone: (61) 3104-4657

Comentários

MAIS LIDAS